sexta-feira, 24 de abril de 2009

PROJETO DE CURSO BÁSICO - INCLUSÃO DIGITAL

01 - Dados de Identificação:
Proponentes: Daniel Jorni Zitzke, Guilherme Machado Düren e Felipe Bender
Área: Informática
Público alvo: jovens e adultos
N° de vagas: 20
Pré-requisitos: idade superior a 15 anos
Carga horária: 40 horas

02 - Justificativa:
Estamos na era da “digitalidade”, da informação e da comunicação. Algumas pessoas têm contato com a tecnologia desde cedo. Apresentam uma bagagem de conhecimentos tecnológicos que lhes permitem ir sempre mais além. Isso faz pensar na progressão que boa parte da população, que não pertencem à essa geração digital, precisa adquirir não só para acompanhar esse desenvolvimento, mas principalmente os avanços que surgem em decorrência dessa geração digital.
Muitas pessoas ainda apresentam uma relação muito distante com esses recursos, seja por medo ou por falta de oportunidades de conhecê-los melhor, o que gera um certo desconforto de sua parte quando se deparam com situações em que a utilização dos mesmos é essencial (bancos, supermercados, caixas eletrônicos, cartões de crédito, etc.). A tecnologia tem um papel importante em nosso dia-a-dia. Mesmo quem não tem computador em casa ou no trabalho convive com recursos tecnológicos e deles depende direta ou indiretamente.
Analisando esta situação elaborou-se a presente proposta visando proporcionar a comunidade de Santa Cruz do Sul um curso básico de informática, para que a comunidade tenha maior acesso a essa tecnologia e dela possa se beneficiar, seja em seus afazeres, no trabalho, em casa, na escola, no auxílio aos filhos, ou simplesmente para que se sintam melhor inseridos no contexto em que vivemos. Devemos destacar que na presente proposta entende-se a Inclusão Digital
como um processo mais amplo do que apenas ensinar a utilização da tecnologia.
O projeto pretende identificar as demandas dos participantes de forma a desenvolver contextos significativos do uso dos aplicativos. Pretendemos que este projeto de ação social seja uma contribuição no processo de democratização da informação, formando cidadãos melhor informados e garantindo uma maior participação na vida da sociedade. Nesse sentido, estimulando o debate e avaliação das ações da comunidade.

03 – Objetivos:
3.1 - Objetivos Geral
Democratizar o acesso a modernas tecnologias a cidadãos pertencentes a comunidade de Santa Cruz do Sul , oportunizando-lhes conhecimentos básicos na área de informática, de forma a contribuir na sua formação para o exercício da cidadania em uma sociedade globalizada.
3.2 - Objetivos Específicos
Espera-se que a execução do curso os alunos sejam capazes de:
- Oferecer oportunidade de utilizar os recursos da Informática para aprimorar conhecimento.
- Familiarizar os alunos com o recurso tecnológico, contribuindo para que os mesmos estreitem suas relações com a tecnologia, inserindo-se melhor ao contexto da modernidade.
- Desenvolver a auto-estima no processo de aquisição do conhecimento;
- Acreditar nas próprias descobertas e valorizar-se enquanto pesquisador de seu próprio aprendizado;
- Ampliar sua capacidade de trabalhar coletivamente, envolvendo-se em grupos de interesse, utilizando ferramentas como exemplo a web para auxiliá-los em suas atividades;
- Utilizar o computador para auxiliá-los nas tarefas do dia a dia.

04 - Do Projeto:
O curso será desenvolvido pelos Acadêmicos Daniel Jorni Zitzke, Guilherme Machado Düren e Felipe Bender, com carga horária de 40 horas. Quanto ao conteúdo, será ministrado de forma que o aluno possa ter embasamento teórico e prático necessário para desempenhar suas atividades básicas no computador.

05 – Critérios para Seleção dos Alunos:
- Ter disponibilidade de horário.
- Não possuir conhecimentos básicos em informática.Idade superior a 15 anos

08 - Estratégias de Aprendizagem:
Para aproximarmos o aluno do universo da Informática, serão aplicados conteúdos contextualizados, num processo de construção de conhecimentos, ampliação de informações via Internet e sistematização de reflexões através da produção de textos no computador. Visando assim estimular o aluno a buscar no seu universo os conhecimentos empíricos acerca das questões discutidas em cada encontro, compartilhando com o grupo seu saber, construindo e fortalecendo assim, relações cooperativas no grupo, além da compreensão e assimilação dos conteúdos, consolidando a aprendizagem individual com base na produção coletiva.
Este processo favorece a tomada de consciência do mundo que o cerca e de si mesmo, aumentando circunstancialmente as condições de inserção futura no mundo do trabalho e a conseqüente elevação dos seus níveis de qualidade de vida.
Para atingir os resultados esperados nos baseamos num processo contínuo de reflexão, ação e transformação, visando propiciar a construção do conhecimento a partir das seguintes interações:
Favorecer ao participante a oportunidade de construir o seu saber nas áreas do conhecimento
básico acerca da Informática, durante atividades vivenciadas no curso, construindo assim um conhecimento compartilhado;
Após cada tema, faz-se uma roda de conversa, ouvindo opiniões e descobertas dos participantes com o objetivo de sistematizar o aprendizado vivencial e de socializar sua produção.
No processo de construção do conhecimento são utilizados os seguintes métodos e recursos
pedagógicos: exposição dialogada, pesquisas em sites específicos e sistematização dos
trabalhos em aplicativos específicos.


09 - Material didático pedagógico:
– Datashow;
- Laboratório de informática (21 computadores)


10 - Critérios e instrumentos de avaliação da aprendizagem do aluno/ Emissão de Certificados:
O critério para o acompanhamento e avaliação da aprendizagem do aluno será feito através do relatório de acompanhamento, no que se refere à disciplina, interação com a turma e domínio do conteúdo.
Só receberá certificado de conclusão alunos que obtiverem freqüência superior ou igual 75% e realizarem, no mínimo, 70% das atividades propostas pelo professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário